Dúvidas Frequentes

O marketplace Trocamotor é um marketplace especializado em veículos, diferentes produtos e/ou serviços com motores e/ou apenas sob rodas. Seja na terra, no ar, ou no mar. Compradores e vendedores estão conectados por anúncios e pedidos diretamente em um ambiente tecnológico, profissional, seguro, simples e prático. Venha para o marketplace Trocamotor.

Produtos e serviços comercializados no Trocamotor estão listados no menu superior e no rodapé do Marketplace Trocamotor.

  • Concentração de Motores e Rodas em um só local, seja na terra, no ar, ou no mar,
    Diversidade de público;
  • Empresas e Indivíduos de diversas regiões e idades;
  • Facilidade de encontrar produtos e serviços que tenham alguma relação com Motores e/ou Rodas;
  • Busca por Transação Segura;
  • Produto aceito antes do pagamento;
  • Intermediação Trocamotor buscando a segurança;
  • Rapidez em obter variedade de produtos e serviços de motores e rodas em diversas localidades;
  • Ambiente Tecnológico, Profissional, e Simples;
  • Ampla solução de produtos e soluções de serviços relacionados e complementares;
  • Abrangência de produtos e serviços de diversos setores da economia para todo o Brasil;
  • Facilidade de integração com o sistema de gestão dos vendedores e com integradoras de marketplace;
  • Segurança, compromisso, e rapidez nos modelos de entrega.

Intermediamos retendo o pagamento até que se cumpram no mínimo 14 dias da entrega pelo vendedor.

Utilizamos também o sistema antifraude do Pagar.me . O sistema antifraude é um conjunto de funcionalidades que aumenta a proteção de uma plataforma contra golpes e tentativas fraudulentas de pagamento. Dessa maneira, emprega tecnologias como inteligência artificial para bloquear ataques e analisar dados relativos às compras, tornando-as mais seguras.

Pagamento em garantia (custódia) e período de liberação de saldo ao vendedor: o processo de reter o saldo de um vendedor durante um determinado período, para garantir que a entrega ocorreu normalmente, garantindo que durante esse período estipulado o comprador possa contestar a entrega do pedido.

Por padrão no Trocamotor, esse período em garantia é de 14 dias após a data da entrega ou após o recebimento pelo gateway pagamento. O Trocamotor é integrado com o gateway de pagamento Pagar.me com prazos e taxas diferenciados, e, portanto, para casos como compras por meio de cartão de crédito, esse prazo pode ser de 15 dias.

Esses períodos em garantia poderão ser alterados, alinhado com o gateway de pagamento e previamente informado aqui o novo período mediante aditivo nos termos de uso.

Após a compra as partes receberão através de e-mail as instruções sobre a entrega do produto e meios de contato.

  1. Faça seu cadastro;
  2. Adicione ao carrinho;
  3. Pergunte (tire suas dúvidas) ao vendedor sobre o item anunciado no próprio anúncio. Esta funcionalidade de comunicação preliminar está localizada no centro inferior da página de anúncio, abaixo do anúncio;
  4. Nunca deixe de conferir os Termos de Uso do site para o que pode e o que não pode fazer no Trocamotor;
  5. É proibido colocar dados de contato ou endereço nas perguntas ao vendedor nos anúncios.
  1. Veja a sessão cadastrão para cadastro rápido. O Trocamotor está integrado a sistemas de gestão para empresas (Sistemas ERP), com certificado de segurança, para acelerar o processo desde o cadastro até a emissão da Nota Fiscal pelo vendedor em cada transação;
  2. (a) Taxa ou comissão Trocamotor: hoje está configurada em 8,9% que é cobrado do vendedor por transação. (b) A taxa do gateway de pagamento também é dividida com o vendedor nas mesmas proporções. (c) O marketplace Trocamotor retêm o comissionamento deduzindo as taxas proporcionais pagas ao gateway de pagamento, que varia de acordo com a forma de pagamento, e libera o pagamento em garantia (custódia) de saldo ao vendedor após o período de garantia. (d) O Chargeback é compartilhado em 50% para o vendedor e 50% para o Marketplace, proporcionalmente com o valor a receber. O Chargeback taxa é descontada pelo gateway de pagamento quando a transação foi paga e o pedido é cancelado para validação do pedido e antifraude;
  3. Pagamento em garantia (custódia) e período de liberação de saldo ao vendedor: o processo de reter o saldo de um vendedor durante um determinado período é feito pela Pagar.me. O dinheiro da transação fica retido e assegurado pela Pagar.me em garantia. Após o período de 14 dias da entrega, no caso de cartão de crédito demora mais alguns dias, a Pagar.me faz o split (divisão) do pagamento, ou seja libera o pagamento para o Vendedor e a taxa para o Trocamotor, para garantir que a entrega ocorreu normalmente, garantindo que durante esse período estipulado o comprador possa contestar a entrega do pedido;
  4. Além de poder importar os produtos, o vendedor fica habilitado para emitir Nota Fiscal ao comprador de forma automática quando está integrado com o sistema do Trocamotor. Para integração preencha o formulário Cadastrão.
  • Postal. Melhor Envio. (a) O vendedor faz o cadastro integrado com o Trocamotor, na sessão do vendedor. A Melhor envio tem PAC, Correios, Jadlog, Azul Express, Latam Cargo, entre outros. O frete é detalhado em Transportadora, Modalidade do envio, Prazo de Entrega (em dias úteis), Economia (de desconto), e Preço (do envio do item ou produto). Pode ser conferido neste link https://blog.melhorenvio.com.br/tipos-de-frete-calculadora-melhor-envio/. Importante notar que o vendedor deve abrir uma conta no site do melhor envio, e depois clicar na opção habilitar Melhor Envio dentro da sessão forma de entrega na sua conta de vendedor no Trocamotor. Clique aqui e faça o cadastro no MELHOR ENVIO ( https://melhorenvio.com.br/cadastre-se );  
  • Retirada no Local. (a) Esta modalidade de entrega está habilitada para ser feita para todos os produtos. (b) Para Veículos ou Outros Bens. Antes da compra o comprador poderá fazer perguntas ao vendedor no próprio anúncio. Após realizar a compra o comprador receberá os dados do vendedor e vice-versa por e-mail, então será informado o local para retirada que poderá ser analisado, e o comprador poderá desistir da compra no prazo de 7 dias após a retirada, nas mesmas condições de uso da entrega;
  • Frota Própria/Privada. O vendedor deverá se atentar em comunicar as dimensões (características de tamanho) do item anunciado;
  • Assim como para análise física ou técnica das características e/ou condições do bem, produto ou serviço, a documentação (registros ou homologações) de transferência deve ser acordada/ combinada entre as partes por meio dos contatos através de e-mail que são liberados ao usuário na efetivação da compra/venda. O Trocamotor somente intermedia compras e vendas. Sobre as transações entre os usuários comprador e vendedor, os usuários podem estabelecer comunicação entre sí por meio dos contatos que são liberados através de e-mail ao usuário na efetivação da compra/venda. O Trocamotor não é uma loja e por isso, não gera nota fiscal da compra/venda de produtos ou serviços, mas apenas de seus próprios serviços de intermediação das transações. O Trocamotor é responsável pelo intermédio entre compradores e vendedores através de disponibilização de espaço e ambiente virtual tecnológico para comércio eletrônico entre usuários (“marketplace”).

As formas de pagamento transacionadas via gateway são: pagamento com cartões de crédito, pix e boleto bancário. Não é possível efetuar pagamento com cartão de débito através do Trocamotor. As bandeiras de cartão de crédito aceitas são:  Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discovety, Aurae JCB. Para ativar a validação de cartões estrangeiros, é necessário entrar em contato o suporte do gateway de pagamento.

As inscrições no Trocamotor são gratuitas. O comprador não tem custo com o serviço do Trocamotor. No entanto, será cobrada uma Taxa de Venda do Vendedor de 8,9% (deduzida do valor da venda), que só será devida pelo Vendedor para o Trocamotor quando a negociação for concluída. Baixe a apresentação no menu principal para mais informações.

  1. Incluir gráficos, vídeos e fotos do produto na seção de imagens, sempre respeitando as diretrizes dos nossos Termos e condições gerais;
  2. Descrição do produto conforme seu status e alcance (o que inclui ou não inclui);
    Indicar o tamanho, marca, modelo, cor, material e qualquer outra característica relevante na ficha técnica do produto, inclusive riscos envolvendo saúde e segurança;
  3. Indicar a condição do produto (novo, usado ou recondicionado) na seção correspondente
    Incluir dimensões exatas, país de origem, garantia, condições para seu funcionamento e outras informações constantes na ficha técnica e em outras seções relacionadas;
  4. Identificar o fabricante e registro do produto, caso esteja sujeito a um regime de autorização prévia;
  5. Usar somente palavras relacionadas especificamente ao produto oferecido. É proibido usar palavras que não estejam relacionadas ao produto para manipular os mecanismos de busca do Trocamotor e/ou para gerar tráfego a partir desse anúncio;
  6. Caso inclua uma foto, ela deve corresponder especificamente ao produto oferecido. É importante que o fundo seja totalmente branco ou que somente o produto e o que está incluído no anúncio possam ser visualizados. De acordo com a sessão fotos e imagens de produtos e serviços. Obs.: Além de programas tradicionais, para editar suas fotos, há também várias ferramentas na Internet, por exemplo, o site Remove.bg, que em poucos passos permite criar um fundo totalmente branco, a exclusivo critério e responsabilidade do usuário;
  7. Dados de contato e pessoais no anúncio podem também incluir: (a) Meios de transporte que permitem localizar o comércio do vendedor. (b) Zona geográfica na qual se encontra o vendedor. (c) Horário de atendimento do local;
  8. Os usuários devem ocultar (não revelar) qualquer meio de contato como localização, telefone, email, website, endereço físico ou virtual, entre outros, que possibilite o contato direto entre comprador e vendedor antes da transação de compra e venda, de maneira que possa driblar, fraudar, ou trespassar a confidencialidade, privacidade, e o serviço de intermediação do Trocamotor. É proibido o contato direto entre usuários antes da transação, e o contato somente será permitido, quando necessário, após a transação, para fins de análise, documentação e entrega do produto ou serviço;
  9. Vamos cancelar os anúncios que não respeitem nossas Políticas para Cadastramento de Produtos ou qualquer lei vigente e isso poderá resultar em suspensão da conta;
  10. É proibido colocar dados de contato ou endereço nos anúncios, fotos ou vídeos.
  • O usuário poderá incluir imagens, fotografias e vídeos do produto oferecido, quando estes correspondem exatamente ao produto anunciado, com exceção de serviços e bens intangíveis;
  • O Trocamotor pode retirar do site e/ou apps, anúncios contendo imagens, fotografias ou vídeos que infringem os termos e condições de uso gerais e as demais políticas de uso dos Site e/ou apps. Imagens, fotografias e vídeos dos produtos anunciados em algumas modalidades poderão ter de cumprir requisitos adicionais como condição para serem exibidos na Página Principal do site e/ou apps;
  • Dimensões, formato e tamanho: imagens de produtos, perfil de vendedor e comprador: (a) Dimensões: o ideal é utilizar imagens quadradas de até 1024px por 1024px. O Trocamotor sempre ajusta as imagens para que fiquem centralizadas. Imagens retangulares serão ajustadas automaticamente para o padrão quadrado, gerando um corte na imagem visível. (b) Tamanho: o recomendado é que as imagens tenham menos de 100kb de tamanho, pois imagens com tamanho superior podem ser responsáveis por lentidões no carreamento de páginas do Trocamotor. (c) Formato: os formatos aceito no Trocamotor são apenas: .bmp, .gif, .jpg, .jpeg, .png, .svg. Formatos diferente desse padrão devem ser convertidos para formatos aceitos antes de inserir no Trocamotor. Como ferramenta gratuita indicamos o Pixabay, a exclusivo critério e responsabilidade do usuário, um site que fornece opções que podem ser usadas como imagem de fundo ou imagem secundária;
  • O vendedor deve buscar destacar seu produto e ter um anúncio de qualidade. Confira as melhores dicas para alcançar seu objetivo e ter uma melhor posição nos resultados de busca. Se tiver anúncios com fotos para revisar, corrija-as o quanto antes para não perder a exposição. Tire boas fotos;
  • Primeira foto: (a) Apenas fundo totalmente branco. (a.1) A sua primeira foto deve ter fundo totalmente branco, criado digitalmente com um editor de fotos. Faça seu produto se destacar. (a.2) Fotos tiradas em frente a uma parede ou tecido branco poderiam causar perda de exposição do seu anúncio. (a.3) Sua primeira foto não pode mostrar o produto dentro da embalagem. (a.4) Obs.: Além de programas tradicionais, para editar suas fotos, há também várias ferramentas na Internet, por exemplo, o site Remove.bg, que em poucos passos permite criar um fundo totalmente branco, a exclusivo critério e responsabilidade do usuário;
  • (b) Não adicione itens extras às suas fotos (sem publicidade): não permita que nada distraia a atenção para o seu produto. Lembre-se de não adicionar: (b.1) Logos ou marcas d’água. (b.2) Painéis promocionais ou banners. (b.3) Códigos QR. (b.4) Textos;
  • (c) Não inclua suas condições de venda (sem publicidade): (c.1) Não use banners promocionais. Se tiver alguma informação adicional sobre o seu produto, inclua-a na descrição. (c.2) Se precisar informar sobre as condições de envio, inclua-as na descrição;
  • (d) Certifique-se de que estejam nítidas: (d.1) Verifique se suas fotos estão nítidas e bem iluminadas. Nem tão iluminadas, nem tão escuras: o importante é visualizar bem os detalhes. (d.2) Para iluminar mais o seu produto, recomendamos que suas fotos tenham 1024px por 1024px ou 1200px por 1200px, para que seus compradores possam ampliá-las. (d.3) Obs.: Ao anunciar, solicitamos que suas fotos tenham pelo menos 500px em um dos lados;
  • (e) Mostre apenas um modelo por foto. (e.1) Use fotos de um só produto anunciado e não de vários juntos. (e.2) Se quiser mostrar outras cores ou modelos no seu anúncio, você deve criar variações.
  • (f) Use apenas fotos que você tenha tirado. (f.1) Se usar fotos da Internet, certifique-se de que sejam de domínio público e que não violem direitos autorais. Caso contrário, podemos pausar seu anúncio. (f.2) Certifique-se de evitar possíveis reclamações, tirando fotos exatamente do produto que esteja oferecendo. (f.3) Mostre o produto de diferentes ângulos para que seus compradores vejam exatamente o que você oferece e para que os titulares da marca possam confirmar que você oferece produtos originais;
  • Por favor, observe que estão proibidas as fotos com menores de idade em roupas íntimas, e devem respeitar as políticas para cadastramento dos anúncios, produtos e/ou serviços do Trocamotor.
  1. Comprador pergunta no anúncio. A pergunta (“tira dúvidas”) ao vendedor deve ser unicamente sobre o item anunciado no próprio anúncio. Esta funcionalidade de comunicação preliminar está localizada abaixo do anúncio;
  2. Vendedor recebe a pergunta através de e-mail;
  3. Vendedor acessa produtos na sua conta. Em seguida, perguntas do vendedor e responde cada uma das perguntas.
  4. As respostas ficam registradas no anúncio;
  5. Os usuários devem ocultar (não revelar) qualquer meio de contato como localização, telefone, email, website, endereço físico ou virtual, entre outros, que possibilite o contato direto entre comprador e vendedor antes da transação de compra e venda, de maneira que possa driblar, fraudar, ou trespassar a confidencialidade, privacidade, e o serviço de intermediação do Trocamotor;
  6. É proibido o contato direto entre usuários antes da transação, e o contato somente será permitido, quando necessário, após a transação, para fins de análise, documentação e entrega do produto ou serviço.
  • Facilidade de cadastro pelo vendedor de seus produtos e serviços em massa;
  • Integração simultânea com o sistema de gestão do vendedor, auditoria, emissão de Nota Fiscal, e produtos e serviços;
  • Integração com outros marketplaces;
  • Veja a sessão cadastrão para cadastro rápido. O Trocamotor está integrado a sistemas de gestão para empresas (Sistemas ERP), com certificado de segurança, para acelerar o processo desde o cadastro até a emissão da Nota Fiscal pelo vendedor em cada transação.

Consulte a sessão Consultor(a) no menu principal.

Consulte a sessão Publicidade no menu principal.

O Usuário poderá vir ou não a desfrutar de um sistema para classificar sua contraparte, em concordância com as negociações em que se envolveu. O sistema de reputação poderá ser atualizado periodicamente, de acordo com a classificação inserida pelos Usuários. Esta é uma ferramenta que representa a liberdade de expressão do Usuário na plataforma Trocamotor, e é livre para comentar sobre a relação de compra e venda que ocorreu.

Agora estamos no ponto em que o comprador já solicitou uma disputa, já sabemos que o valor está bloqueado pela plataforma, e a movimentação dele deve se manual. Veja no fluxograma abaixo quais as possibilidades que surgem após a abertura de uma disputa até a sua finalização.

E como o comprador solicita? O comprador precisa acessar o pedido em questão e clicar em “Contestar entrega“.

Dessa forma uma disputa será aberta e o vendedor notificado. Nesse primeiro contato comprador e vendedor conversam para tentar um acordo.

Dá a opção de o comprador ter duas ações: Liberar pagamento: ao clicar nessa opção ele libera o pagamento imediatamente para o vendedor. Solicitar mediação: ele solicita uma mediação para o administrador, o Trocamotor, o qual tem o poder de liberar ou estornar o valor.

Ao mesmo tempo dá a opção de o vendedor ter duas ações: Estornar o pagamento: essa opção faz o valor ser estornado para o comprador. Solicitar mediação: ele solicita uma mediação para o administrador, o Trocamotor, o qual tem o poder de liberar ou estornar o valor.

É permitido anunciar/oferecer os produtos ou serviços que a venda não é expressamente proibida nos termos e condições gerais, em outras políticas do Trocamotor ou leis vigentes.

Lembre-se que finalizaremos aqueles anúncios que não respeitem nossas Políticas para Cadastramento de Anúncios ou qualquer lei vigente. Isto poderá levar a inabilitação do seu cadastro.

Anúncios que não são permitidos na página do anunciante: Não será permitido os anúncios que contenham imagens (que a critério do Trocamotor sejam) provocativas ou sensuais, ou que possam ser consideradas contrárias à moral ou aos bons costumes. Da mesma forma, não será permitida a promoção de produtos que correspondam a: manuais que sejam relacionados ao esoterismo e produtos classificados como Adultos. Sem prejuízo disso, o Trocamotor se reserva o direito de suspender qualquer anúncio ou imagem que considere que haja alguma infração às regras estabelecidas, à lei ou que considere inapropriada por alguma razão a seu critério.

  • O Trocamotor somente intermedia compras e vendas. Sobre as transações entre os usuários comprador e vendedor, apenas se necessário, exclusivamente para fins de concluir a transação de compra e venda de maneira adequada incluindo verificação e documentação, os usuários devem entrar em contato com o vendedor por meio dos contatos que são liberados ao usuário na efetivação da compra/venda. O Trocamotor não é uma loja e por isso, não gera nota fiscal da compra/venda de produtos ou serviços, mas apenas de seus próprios serviços de intermediação das transações. O Trocamotor é responsável pelo intermédio entre compradores e vendedores através de disponibilização de espaço e ambiente virtual tecnológico para comércio eletrônico entre usuários (“marketplace”);
  • Quase todos os empreendedores são obrigados a emitir nota fiscal ao efetuar uma venda de produto ou serviço; Conforme determina a lei 8137/1990, é caracterizado como crime: “Negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação”. Quem é adepto desse tipo de prática comete o crime de sonegação fiscal. Somente os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão liberados para vender sem nota fiscal quando o cliente é Pessoa Física, sob única e exclusiva responsabilidade dos usuários;
  • Uma pessoa física não é contribuinte do ICMS em regra. Porém se faz de forma recorrente deve pagar imposto mesmo sendo pessoa física;
  • Evasão Fiscal: O Trocamotor apenas põe à disposição dos usuários um espaço virtual que lhes permite comunicar-se mediante a Internet para encontrar uma forma de vender ou comprar produtos e/ou serviços, e, além disso, não tem participação alguma no processo de negociação e conclusão do contrato definitivo entre as partes. Por isso, são as partes responsáveis por cumprir com as obrigações fiscais e tributárias impostas pela lei. Os preços dos produtos anunciados também devem conter todos os tributos sobre eles incidentes;
  • O vendedor pode emitir Nota Fiscal ao comprador de forma automática quando está integrado com o sistema do Trocamotor. Para integração preencha o formulário Cadastrão;
  • Precisa de nota fiscal para vender produto usado? Caso o vendedor já não tenha a nota fiscal e não possa conseguir uma segunda via, isso não será possível. Por outro lado, quando compramos de um revendedor, este tem a obrigação de emitir nota fiscal de produtos usados. Além disso, ele precisa descrever as condições em que se encontra o produto neste documento;
  • O Trocamotor é um prestador de serviços e todos os nossos usuários, vendedores e compradores, que transacionam na plataforma, recebem a nota fiscal referente a esses serviços. A nota para o vendedor é referente a possíveis serviços contratados, tais como: Comissão de venda. Taxas do gateway de pagamento. Taxa de saque. Chargeback. Eventual taxa de manutenção. Eventual remessa de envio em programas. Eventual devolução em programas. Já para o comprador, apenas quando contratado, pode ser referente à: Taxa de serviço. Retenção de devolução. O arquivo é enviado por e-mail, não se preocupe, este documento é comprobatório e o usuário não vai precisar pagar por ele.

No canto inferior esquerdo clicando no ícone laranja em formato de V da AdOpt.

  • O TROCAMOTOR somente intermedia compras e vendas. Sobre as transações entre os usuários comprador e vendedor, os usuários devem entrar em contato com o vendedor por meio dos contatos que são liberados ao usuário na efetivação da compra/venda. O Trocamotor não é uma loja e por isso, não gera nota fiscal da compra/venda de produtos ou serviços, mas apenas de seus próprios serviços de intermediação das transações. O Trocamotor é responsável pelo intermédio entre compradores e vendedores através de disponibilização de espaço e ambiente virtual tecnológico para comércio eletrônico entre usuários (“marketplace”);
  • O TROCAMOTOR não é fornecedor de produtos ou serviços anunciados no site e/ou app;
  • O TROCAMOTOR proporciona um serviço oferecendo uma plataforma de internet que oferece espaço para potenciais anunciantes/vendedores postarem anúncios que ofereçam venda de seus próprios produtos e serviços, para que qualquer pessoa interessada em comprar esses itens, os Usuários/potenciais compradores, possa negociar direta e exclusivamente entre si;
  • Os serviços do TROCAMOTOR só estão disponíveis para pessoas físicas ou jurídicas com capacidade legal para contratá-los. O registro é proibido aos Usuários sem capacidade civil (no caso de pessoas físicas) ou que não sejam representantes legais (no caso de pessoas jurídicas), bem como usuários que tenham sido suspensos do TROCAMOTOR, temporariamente ou definitivamente. De acordo com as leis vigentes no Brasil, menores de idade não estão autorizados a responder por transações comerciais, portanto, não podem ter conta no Trocamotor;
  • Qualquer pessoa, a partir de agora referida como Usuário, que pretende utilizar os serviços do TROCAMOTOR, aceitará os termos e condições gerais e todas as outras políticas e princípios que o regem. A aceitação desses termos e condições gerais é absolutamente crucial para o uso dos Site e/ou apps e serviços prestados pelo TROCAMOTOR;
  • O Usuário deve ler e garantir que tenha compreendido e aceitado todas as condições estabelecidas nos termos e condições gerais e nas políticas de privacidade, bem como nos demais documentos incorporados a eles para referência antes de se cadastrar como Usuário do TROCAMOTOR;
  • Caso surjam dúvidas, estabeleça comunicação com o TROCAMOTOR.
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