Crescimento Impressionante: Mercado de veículos leves eletrificados dispara no Brasil

O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil está atravessando um momento histórico. No primeiro semestre de 2023, registramos um marco notável com mais de 32,2 mil emplacamentos, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse período se tornou o melhor semestre desde que os registros começaram a ser feitos.

O crescimento foi impressionante, com um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2022, quando tivemos pouco mais de 20,4 mil carros elétricos e híbridos entrando nas ruas do país. Surpreendentemente, o volume de vendas no primeiro semestre de 2023 ficou próximo ao total de todo o ano de 2021, que registrou 34.990 veículos vendidos.

Olhando para o cenário geral, no acumulado de janeiro de 2012 até junho de 2023, temos agora uma frota de mais de 158,6 mil carros elétricos em circulação no Brasil.

Junho deste ano também merece destaque, com cerca de 6,2 mil veículos emplacados, um aumento notável de 53% em comparação com junho de 2022. Segundo a ABVE, esse foi o melhor mês de junho já registrado e o terceiro melhor de toda a série histórica, ficando atrás apenas de maio de 2023 (6.435 emplacamentos) e setembro do ano passado (6.391).

É notável que o mercado está em ascensão e caminha para superar as projeções iniciais de 70 mil emplacamentos até o final do ano. Esse crescimento significativo reflete o interesse crescente dos consumidores por veículos eletrificados, que estão enxergando os benefícios econômicos dessa alternativa em relação aos combustíveis tradicionais.

Além dos veículos leves, a eletrificação também está se expandindo para o segmento de veículos pesados. A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está otimista com o avanço da produção brasileira de veículos pesados elétricos em 2023. De acordo com Walter Pellizzari, gerente executivo de estratégia corporativa da VWCO, os consumidores estão percebendo a viabilidade financeira da eletrificação, especialmente em operações de rodagem frequente.

Ele explicou: “Temos visto que o consumo energético de um veículo elétrico corresponde a 40% do valor equivalente do diesel na operação. O segredo do elétrico, para que ele se pague, é a rodagem. Se você rodar 70, 80 ou 90 km por dia ou até 200 km, dependendo da autonomia da bateria, essa equação já fecha”.

Com um foco cada vez maior na eletromobilidade, a VWCO planeja investir mais de R$ 500 milhões em soluções limpas em 2023. Recentemente, a marca introduziu no mercado brasileiro o e-Delivery, um caminhão elétrico desenvolvido e testado no Brasil.

O futuro da mobilidade elétrica no Brasil parece promissor, com um crescimento impressionante tanto no mercado de veículos leves quanto no segmento de veículos pesados, à medida que os consumidores e as empresas buscam alternativas mais sustentáveis e econômicas.

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