Por que devo ter um seguro auto?

Por que devo ter um seguro para meu automóvel? Essa é uma pergunta importante que você precisa se fazer, na hora de optar ou não pela contratação desse que é considerado custo para uns e investimentos para outros.

Comprar um carro não é fácil: você precisa economizar por meses para dar a entrada, além de pagar dezenas de parcelas. E não para por aí, depois de tudo você ainda terá outras despesas, como estacionamento, combustível, impostos, manutenção… E claro, o seguro!

Você pode ter um automóvel sem seguro? Com certeza, afinal, no Brasil não é obrigatório. Atualmente, as estradas brasileiras comportam quase 100 milhões de carros em circulação, sendo apenas 30% deles segurados de alguma forma – levantamento feito pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg).  

Continue o texto e entenda todos os benefícios de contratar um seguro para o seu automóvel e depois decida se vale a pena ou não contratar esse tipo de serviço.

Mas então, por que devo ter seguro auto se não é obrigatório?

Você pode não precisar usar o seguro no primeiro ano do contrato, talvez no segundo ou até mesmo nunca (e tomara que não precise mesmo!). Você pensa: “mas eu dirijo super bem, nunca me aconteceu nada, não preciso de seguro!” e não conta com furtos, incêndios e uma série de outros problemas que podem ocorrer com o carro. Um jogo na loteria de vez em quando não faz mal, mas não dá pra contar com a sorte quando se trata de proteger seu carro.

O maior medo dos segurados é o de perder o dinheiro investido no automóvel. Em vez de pensar que está simplesmente gastando dinheiro, encare a despesa como uma compra segura. Adquirir um automóvel tem um peso grande no orçamento, considerando financiamento, combustível, estacionamento e manutenção. Com tanto investimento, não é aconselhável sair com seu patrimônio sem proteção adequada. Seguro de carro não é um custo, é uma proteção. 

Além de proteção e tranquilidade, um seguro também traz benefícios a curto prazo, como assistência 24 horas, serviço de guincho, descontos em diversas oficinas e na compra de peças em locais parceiros da seguradora. 

Abaixo você confere com detalhes cada item:

Segurança e comodidade 

Ter um seguro auto é garantir que se sentirá minimamente tranquilo e protegido ao passar por algum contratempo comum nas estradas brasileiras, seja roubo, furto ou acidente. Você sabe que não precisará lidar com todo o transtorno sozinho, e claro, que provavelmente não precisará arcar com grandes despesas, te deixando no prejuízo. Caso algo aconteça dentro do permitido pela apólice, a seguradora irá se responsabilizar pelos danos. Você poderá se organizar financeiramente, planejando seus gastos e guardando uma quantia como uma franquia de emergência.

Além da cobertura básica, você poderá acrescentar itens na apólice, desfrutando de uma maior comodidade, como, por exemplo, a garantia de atendimento Brasil afora, afinal, você circula bastante com o carro! Seja para trabalhar ou estudar. Costuma deixar o carro estacionado na rua? Então, é imprescindível contratar um seguro auto.

A matemática é básica: quanto mais você usa o veículo, mais chances tem de sofrer algum acidente, furto ou roubo.

Assistência 24 horas

Outro benefício é poder contar com o atendimento 24 horas, já que você não sabe quando seu carro vai sofrer uma pane mecânica ou simplesmente furar um dos pneus, por exemplo. Fora o guincho, a seguradora oferece diversas outras assistências – há empresas que consideram essa parte como um gasto separado –, então, contar com esse suporte faz toda a diferença no dia a dia, especialmente se você costuma viajar com frequência, pegando estradas mais afastadas e vazias.  

Imagine uma situação simples: você travou a porta do carro e percebeu apenas depois que esqueceu a chave lá dentro. É um domingo à noite, ou seja, borracharias e demais lugares estarão fechados, como pedir ajuda? O seguro será a sua salvação. Bastará chamar um chaveiro, sem custos adicionais. 

Por que devo ter um seguro para meu automóvel?

Indenização

Em casos onde o prejuízo do carro supera 75% do valor do contrato, você será ressarcido em 100%, como, por exemplo, um acidente em que há perda total do veículo. Neste caso, a seguradora pagará o valor total dele na tabela FIPE para que você consiga comprar outro – variando entre 70% a 120% conforme a empresa. 

E isso vale também para veículos de terceiros se tiver previsto na sua apólice, te poupando futuros aborrecimentos.

Sem medo de roubos e furtos

Um levantamento mostrou que entre 2015 a 2019, o roubo de veículos chegou a 1 milhão no país. E esse número só aumenta a cada ano, especialmente nas grandes cidades. 

Imagina ser roubado e perder o valor total do veículo? Sobretudo se ainda estiver pagando por ele! Ou seja, definitivamente não vale a pena contar com a sorte. 

Caso você não consiga reaver o carro roubado/furtado, terá 100% do valor reembolsado pela seguradora. Esse, provavelmente, é o maior benefício quando falamos em seguro auto, principalmente se você se locomove com frequência, deixando o carro estacionado na rua.   

Proteção contra terceiros

Mesmo sendo um motorista habilidoso e cuidadoso, você não consegue prever o que vai acontecer pelas ruas, especialmente quando envolve terceiros. Então, ter essa proteção a mais vai te livrar de muita dor de cabeça, ainda que seja algo simples.  

Tudo dependerá da cobertura escolhida na seguradora, mas até vidros quebrados podem fazer parte do pacote. E claro, se for você quem causou a batida, existe a possibilidade de cobrirem os gastos do carro – imagina se, por descuido, você bate num automóvel importado! O prejuízo seria imenso. 

O bolso agradece

Acidentes simples podem custar caro e mesmo tendo uma reserva de emergência, não é algo que esperamos nos deparar, podendo causar um baita rombo na conta bancária. Ter um seguro auto te garantirá uma tranquilidade única. Obviamente você terá que arcar com esse valor, mas o custo-benefício é sem igual. 

Para não pesar nas despesas da casa, organize-se financeiramente e deixe esse gasto como essencial. 

Facilidade para realizar os consertos

O custo-benefício de contratar o seguro já vale a pena pela praticidade em resolver os problemas que venham surgir futuramente. Você sabe que não ficará na mão, sem precisar se desdobrar para lidar com qualquer contratempo, basta acionar a segurada e aguardar.  

Além disso, após um sinistro parcial, você terá de pagar a franquia do seguro. É por meio dela que você e a seguradora dividirão os custos. Por exemplo, seu carro sofreu uma batida e o conserto ficou em R $1 mil. O valor da sua franquia é de R $300, ou seja, a seguradora quitará o restante do valor (R $700).  

Mais um fator para os custos serem menores é as oficinas mecânicas credenciadas pelas seguradoras espalhadas pelo país. Por lá você, provavelmente, terá condições de pagamento diferenciadas.

Fenômenos da natureza? Sim!

Apesar de o Brasil não ter problemas com terremotos, tsunamis e tornados, o país é tropical, ou seja, a chuva está sempre à espreita. Dependendo da onde você viva, poderá, constantemente, correr o risco de se deparar com granizos ou precisar passar por ruas alagadas, especialmente em grandes centros urbanos, como São Paulo.  

E não tem apenas os temporais para causar transtornos, há também os raios, quedas de árvores e postes, entre tantos outros problemas que simplesmente não conseguimos calcular os estragos antes de acontecerem. 

Carro reserva

Um dos maiores benefícios é, de longe, ter um carro extra à sua disposição quando o seu automóvel precisa passar alguns dias, talvez semanas, no conserto. Apesar de esse benefício ser opcional, faz toda a diferença para quem realmente precisa do carro no dia a dia.  

Por que devo ter um seguro para meu automóvel?

Como contratar um seguro barato?

Depois de entender como o seguro funciona, chegamos ao que interessa: como conseguir montar um seguro mais acessível? Dentre as seguradoras não há um preço tabelado, ou seja, o jeito é fazer a famosa pesquisa de campo e comparar os prós e contras de cada uma.

Estude a sua realidade

Qual a frequência que vai utilizar o carro? Onde pretende estacioná-lo no dia a dia? Você mora numa cidade violenta? Com risco de grandes chuvas? Analise cada item para montar um seguro realmente completo e personalizado. 

O cálculo, geralmente, considera o perfil do condutor, o tipo de plano contratado e a vistoria do veículo, mas separamos algumas dicas para você conseguir montar um plano mais barato: inclua apenas as coberturas essenciais para a sua rotina, tenha um bom histórico como condutor (e anos de CNH), more em um local com baixo índice de furtos e roubos, e seja casado. 

As seguradoras costumam permitir que você personalize o seguro de acordo com o seu estilo de vida. Já falamos sobre roubos, perda total e até alagamento, mas há outras possibilidades, como, por exemplo, se você trabalha como motorista de aplicativo, pode precisar de cobertura para os seus passageiros.

Lembre-se que nem sempre o plano mais barato é o melhor e isso também vale para o mais caro.

Mas agora deixe aqui nos comentários: seu carro tem seguro? Já passou por algum perrengue? Como contornou o problema? 

GOOGLE SITE SEGURO

Copyright © 2022 Blesstrade Comercio Imp. e Exp. Ltda. | CNPJ: 07.153.575/0001-93
Atendimento ao Cliente: [email protected]