Transporte sustentável – O guia definitivo sobre o assunto

Neste guia definitivo, vamos falar tudo sobre transporte sustentável, portanto se você deseja saber mais sobre esse tema, veio ao lugar certo.

O transporte é um motor crucial do desenvolvimento econômico e social. A infraestrutura de transporte conecta as pessoas a empregos, educação, saúde e entre si.

Portanto, ele está no centro de muitos desafios de desenvolvimento econômico e social, respondendo por cerca de 64% do consumo global de petróleo, 27% de todo o uso de energia e 23% das emissões mundiais de dióxido de carbono relacionadas à energia. 

Repensar e renovar o trânsito na era pós-COVID, implementando mudanças estruturais, ajudaria muito a reforçar alguns dos impactos positivos nos níveis de emissão e na qualidade do ar criados pelos esforços para conter a pandemia.

Mas será mesmo que o transporte sustentável é a melhor solução para reduzir o dióxido de carbono no planeta? Fica com o agente até o final e tire suas próprias conclusões.

Veja o resumo dos tópicos abordados neste conteúdo:

  • O que é transporte sustentável?
  • Quando surgiu essa ideia?
  • Quais são os meios de transporte sustentáveis mais eficientes?
  • Quais são as principais vantagens de usar o transporte sustentável?
  • Os carros elétricos são mais ecológicos do que os movidos a combustível fóssil?
  • A fabricação de carros elétricos têm emissões zero? Quão ecológico é o processo?
  • A manutenção de veículos sustentáveis é mais barata que outros tipos de veículos?
  • Onde encontrar profissionais especializados na manutenção de veículos movidos a energia elétrica? 

 

O que é transporte sustentável

Segundo o Wikipédia, o transporte sustentável refere-se a formas de transporte que são sustentáveis ​​em termos de seus impactos sociais e ambientais. 

Leva-se em consideração para avaliar a sustentabilidade os veículos rodoviários, aquáticos e aéreos, sua fonte de energia e a infraestrutura utilizada pelos mesmos.

Existem muitas definições de transporte sustentável, o conselho de Ministros dos transportes da união Europeia definem um sistema de transporte sustentável como aquele que:

  • Permite que as necessidades básicas de acesso e desenvolvimento de indivíduos, empresas e sociedade sejam atendidas de forma segura e consistente com a saúde humana e do ecossistema , e promove a equidade dentro e entre gerações sucessivas.
  • É acessível, opera de forma justa e eficiente, oferece uma escolha de modo de transporte e apoia uma economia competitiva , bem como um desenvolvimento regional equilibrado.
  • Limita as emissões e resíduos dentro da capacidade do planeta de absorvê-los, usa recursos renováveis ​​em ou abaixo de suas taxas de geração e usa recursos não renováveis ​​em ou abaixo das taxas de desenvolvimento de substitutos renováveis, minimizando o impacto no uso da terra e a geração de ruído .

 

Quando surgiu a ideia de transporte sustentável?

A ideia e o reconhecimento desse tema surgiu pela primeira vez na Cúpula da Terra das Nações Unidas em 1992 e foi reforçado em seu documento final denominado de Agenda 21.

Desde então esse tema tem sido discutido por essa organização que identifica durante a décima nona sessão especial da agenda 21 que nos próximos vinte anos possivelmente o transporte seja a principal força motriz por trás de uma crescente demanda mundial por energia.

Na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002 esse tema foi abordado no documento final é denominado de Plano de Implementação de Johanesburgo e forneceu vários pontos de ancoragem para transporte sustentável.

 

Quais são os meios de transporte sustentáveis mais eficientes?

Quando se trata de encontrar o meio de transporte mais ecológico, uma coisa é certa – é difícil dar uma resposta direta porque, na maioria das vezes, depende de muitos fatores.

No entanto, na maioria das vezes, sabemos que opções específicas são melhores que outras. 

A seguir, você descobrirá mais sobre os meios de transporte mais ecológicos, tanto de curta distância quanto de longa distância , e aprenderá mais sobre por que não é tão simples quanto você pensava.

Bicicleta

Se você optar por um meio de transporte ecologicamente correto ao percorrer distâncias curtas, como para o trabalho ou a universidade, andar de bicicleta é uma das melhores opções para se locomover. 

As bicicletas não precisam de combustível para funcionar e ocupam menos espaço na estrada. Elas são melhores para o meio ambiente e boas para sua saúde. 

Se mais pessoas decidirem andar de bicicleta, as cidades irão: 

  • ter menos carros e menos engarrafamentos 
  • ter menos expansões de estradas, o que acabará por ajudar a preservar a vida vegetal e animal

Bicicleta Elétrica 

As bicicletas elétricas são outra opção excelente e econômica para se locomover. As bicicletas elétricas usam energia elétrica, juntamente com a força humana, para avançar. 

Não liberam gases tóxicos. Além disso, se você puder carregar a bateria usando energia solar verde, estará usando energia 100% ecológica, tornando a bicicleta elétrica uma opção fantástica.

Você economiza dinheiro a longo prazo e chegará ao seu destino rapidamente, sem ficar preso no trânsito.

Supondo que seja carregada com uma mistura de energia elétrica, uma estimativa é que uma  bicicleta elétrica emite 40 a 140 vezes menos quilos de gases de efeito estufa do que um carro a gasolina.

No geral, uma bicicleta elétrica pode ser uma ótima alternativa se você não for um grande fã de bicicletas comuns.

Bonde, Metrô e Trem

Hoje em dia, a maioria dos bondes e metrô usa energia elétrica e, se essa  energia vem de fontes renováveis, é uma ótima maneira sustentável de se locomover pela cidade.

Eles também são opções de transporte bastante eficientes, regulares e geralmente muito acessíveis.

Em termos de velocidade, eficiência e respeito ao meio ambiente, os trens provavelmente se destacam. 

Eles são um dos modos de transporte com maior eficiência energética e, embora transportem 8% dos passageiros do mundo e 7% do transporte global de carga, representam apenas 2% da energia de transporte.

Assim como a eletrificação dos carros, a eletrificação dos trens também tem seus benefícios e malefícios para o meio ambiente. 

No entanto, eles são capazes de transportar um grande número de passageiros e cobrir longas distâncias com eficiência. Além de suas vantagens ambientais, as viagens de trem podem ser mais baratas, mais flexíveis e mais agradáveis. 

Você não está preso ao seu assento da mesma forma que estaria em um avião ou em um carro e pode passar o tempo lendo, trabalhando ou assistindo TV sem ter que se preocupar em dirigir. 

À medida que a demanda ferroviária aumentou, também aumentaram suas redes. Um exemplo disso é que você pode viajar para e pela Europa a partir do Reino Unido sem nunca ter que entrar em um avião ou em um carro. 

Sua capacidade de fornecer transporte barato, eficiente e relativamente ecológico, ao mesmo tempo em que oferece vistas deslumbrantes ao longo do caminho.

Carros, Ônibus, Caminhões e Motocicletas

Uma matéria da Agência Brasil feita em 2018 mostrou que entre os modais que mais contribuem com as emissões de dióxido de carbono, trouxe o seguinte resultado:

  • Os carros leves lideram com 45% do volume emitido; 
  • Os caminhões são responsáveis por 21% das emissões de CO2;
  • Os aviões e navios, ambos com 11% das emissões;
  • Ônibus e micro-ônibus representam 5%;
  • Triciclos e motocicletas 4%;
  • Os trens figuram com 3%.

Esse relatório projeta que países em desenvolvimento serão responsáveis pela maior parte do aumento das emissões de carbono por transporte e poderá crescer de 40% em 2015 para percentuais entre 56% a 72% até 2050.

Aviões

No que diz respeito ao ‘amigo do ambiente’, voar está no final da lista .

A aviação é a fonte de gases de efeito estufa que mais cresce no mundo e, no entanto, menos de 20% da população mundial já voou. 

Se representasse um país, a aviação seria o 7º maior emissor de CO2 do mundo e, de forma independente, responde por 12% de todas as emissões de transporte. 

Essas estatísticas o colocam como o meio de transporte mais prejudicial ao meio ambiente.

Nas últimas estatísticas oficiais do Departamento de Transporte publicadas em outubro de 2021 , eles descobriram que, em média, as emissões de gases de efeito estufa para um único passageiro viajando de avião de Glasgow para Londres foram de 155 Kg CO2. 

Em comparação, um único passageiro fazendo a mesma viagem de ônibus produziu apenas 21 Kg CO2. Esses números demonstram as enormes taxas de CO2 produzidas pela indústria da aviação.

Obviamente, nem sempre é possível substituir um voo por um trem ou outro meio de transporte, mas se você cortar apenas um voo de 5 horas, isso reduziria sua pegada de carbono em uma tonelada. 

Embora essa viagem de trem demore mais, ela pode passar por outros países (por exemplo, Europa) ou estados (por exemplo, América) e oferecer escalas ao longo do caminho. 

Isso não seria apenas uma maneira mais econômica e ecológica de viajar, mas também melhoraria toda a experiência de viagem. Embora voar tenha suas vantagens, ser ecologicamente correto não é uma delas.

Quais são as principais vantagens de usar o transporte sustentável?

Você sabia que o maior contribuinte para as emissões de gases de efeito estufa é o transporte? Apesar do aumento da adoção de energia verde, mais de 90% do combustível usado para transporte ainda é à base de petróleo. 

Quando você escolhe viajar de forma sustentável, esta é a diferença que você estará fazendo para o meio ambiente e o clima.

Menos Poluição e Céus Mais Limpos

Cada veículo na estrada libera uma média de uma libra de CO2 por milha percorrida. 

Em comparação com dirigir sozinho, usar o transporte público reduz as emissões de CO2 em 45%, diminuindo os poluentes na atmosfera e melhorando a qualidade do ar. 

Estima-se que o transporte público nos Estados Unidos economize 37 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente, e mesmo aumentos moderados no uso de bicicletas a cada ano podem economizar cerca de 6 a 14 milhões de toneladas.

Comunidades mais saudáveis

A melhor qualidade do ar em uma comunidade significa maiores benefícios para a saúde das pessoas que ali vivem. Isso pode significar menos casos de doenças respiratórias, como asma e até câncer. 

As pessoas também são mais propensas a sair e se exercitar quando a qualidade do ar é melhor.

Substâncias químicas nocivas são reduzidas

Costumamos pensar no gás como o único poluente quando se trata de carros, mas eles também usam anticongelante e outros fluidos prejudiciais ao meio ambiente. 

Escolher um transporte sustentável em vez de dirigir reduz todos eles.

 Menos carros equivalem a menos estradas 

Mais carros significam que mais estradas precisam ser construídas, o que causa escoamento de água que contribui para a poluição do solo e da água. 

Menos carros em favor do transporte ativo, como bicicletas, significam mais ciclovias e faixas mais sustentáveis.

Barulho também é poluição

Raramente pensamos em poluição sonora quando se trata de carros, a menos que você more em uma rua movimentada. Menos condução tornará o seu bairro mais silencioso para o benefício de todos. 

Cria empregos

Investir em transporte sustentável geralmente se traduz na criação de mais empregos. 

Construir infraestrutura para apoiar o transporte público, desenvolver alternativas mais ecológicas aos veículos movidos a diesel e administrar esses novos métodos de transporte oferecem oportunidades de trabalho.

Fornece transporte mais seguro

O transporte público sustentável também é 10 vezes mais seguro por milha do que dirigir um veículo pessoal para a cidade. 

Além disso, os passageiros podem reduzir sua chance de se envolver em um acidente em mais de 90% ao embarcar no transporte público.

Diminui o Congestionamento

Naturalmente, quando as pessoas escolhem o transporte sustentável ao invés de dirigir, o congestionamento também diminui. 

Isso encurta os deslocamentos e reduz o estresse nas estradas para aqueles que continuam usando rodovias e ruas da cidade. 

Além disso, o tempo de viagem costuma ser menor para quem usa transporte público. Como os trens e BRTs não precisam parar nos semáforos e cruzamentos, os passageiros podem ir do ponto A ao ponto B ainda mais rápido.

Economiza energia

O alívio do congestionamento também pode contribuir para a economia geral de energia.

Os veículos parados no trânsito desperdiçam combustível e geram mais emissões por meio de paradas constantes. 

Embora um único veículo de transporte público exija mais energia do que um veículo pessoal, a quantidade de energia consumida por passageiro é menor. 

Assim, o transporte público – assim como caminhar e andar de bicicleta – incentiva a conservação de energia

Os carros elétricos são mais ecológicos do que os movidos a combustível fóssil?

À primeira vista, os carros elétricos podem parecer o antídoto perfeito para os veículos a gasolina e diesel, cuja fumaça sufoca as cidades com a poluição do ar. 

Mas eles ainda podem ter efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente. No que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa, os carros elétricos são tão verdes quanto a energia usada para fabricá-los e carregar suas baterias. 

No entanto, um estudo recente do Conselho Internacional de Transporte Limpo concluiu que, ao longo de sua vida útil (incluindo a fabricação), os veículos elétricos são responsáveis ​​por menos emissões de gases de efeito estufa do que seus equivalentes a gasolina. 

Mas essa diferença era muito maior em alguns lugares do que em outros. Na Europa, um carro elétrico gera até 69% menos CO 2 equivalente por quilômetro do que um carro a gasolina. 

No entanto, na Índia, esse número é de 34%. A disparidade se resume a como a eletricidade é obtida em cada país.

Um dos lugares do mundo com menor emissão de carbono para carregar um carro elétrico é a França, onde apenas 9% da eletricidade vem da queima de combustíveis fósseis. 

Mas muitos países ainda produzem a maior parte de sua eletricidade a partir de carvão, petróleo e gás, portanto, conectar um carro elétrico na China ou na Índia pode gerar indiretamente um grande número de gases de efeito estufa.

As baterias de íon-lítio dos veículos elétricos podem ser um perigo ambiental se descartadas de forma descuidada, embora sejam consideravelmente menos tóxicas do que as baterias tradicionais de chumbo-ácido. 

Ao contrário das baterias de chumbo-ácido, as baterias de íon-lítio são difíceis de reciclar e podem explodir se desmontadas incorretamente. Atualmente, apenas 5% são reciclados.

Muitos fabricantes de automóveis, como a Tesla, estão intensificando seus programas de reciclagem, mas resta saber se eles serão capazes de lidar com a demanda vertiginosa, já que os veículos elétricos na estrada hoje chegarão ao fim de sua vida útil.

A fabricação de carros elétricos têm emissões zero? Quão ecológico é o processo?

O ciclo de fabricação de um carro começa com a extração, refino, transporte e fabricação de matérias-primas em diversos componentes que serão montados para produzir o próprio carro. 

Este processo é praticamente o mesmo em carros convencionais e elétricos. No entanto, no final do processo de fabricação, os carros elétricos são os que mais emitem carbono, de acordo com a Union of Concerned Scientists.

Por que isso? Porque os carros elétricos  armazenam energia em grandes baterias (quanto maiores, maior o seu alcance) que têm elevados custos ambientais. 

Isso acontece porque essas baterias são feitas de elementos de terras raras (REE) como lítio, níquel, cobalto ou grafite que só existem abaixo da superfície da Terra e, portanto, dependem de atividades de mineração com processos muito poluentes.

É por isso que perguntar se os carros elétricos são mais ecológicos não vem com uma resposta fácil.

Por exemplo, para produzir 1 tonelada de REE, também são produzidas 75 toneladas de resíduos ácidos (que nem sempre são tratados da maneira correta) e 1 tonelada de resíduos radioativos, segundo a Sociedade Chinesa de Terras Raras

Apesar desses problemas de poluição, a pesquisa nos diz para não nos preocuparmos com a disponibilidade desses elementos de terras raras e, quando se trata de lítio, há dados que  estimam  reservas mundiais suficientes para os próximos 185 anos, mesmo que o mercado da CE triplique, de acordo com o  Deutsche Bank. 

Quanto ao cobalto, grafite e níquel, eles também parecem estar em uma situação confortável, já que a demanda para os próximos anos deve ficar longe das reservas que a Terra tem a oferecer. 

Embora pareça que tudo vai dar certo, não vamos esquecer o impacto ambiental negativo da extração de REEs.

Além do peso do REE, a energia usada para produzir as próprias baterias também é responsável por quase metade de seu impacto ambiental, já que a maior parte dessa energia não vem de fontes de baixo carbono. 

No entanto, as previsões mostram que a geração de eletricidade está melhorando e há mais fontes renováveis ​​entrando na rede, o que ajudaria a diminuir a pegada ecológica da construção dessas baterias.

Por outro lado, o desenvolvimento de sistemas de energia renovável também tem seu impacto, novamente usando energia e REE.

No final, devemos ser razoáveis ​sobre isso e, apesar de sua pegada inicial, o impacto das baterias de íon-lítio, quando comparadas aos carros convencionais, é  compensado em 6 a 16 meses de condução média (usando energia limpa) nos EUA ou 2 anos na UE. 

A partir deste momento, o EC continua sendo a melhor alternativa ecológica aos carros convencionais até que sua bateria chegue ao fim de seu ciclo de vida. 

Mas o que acontece a seguir? Como as baterias de íons de lítio estão sendo tratadas quando não são mais úteis para carros elétricos?

Para onde vão as baterias dos carros elétricos? Eles são reciclados de forma ecológica?

Na indústria automobilística convencional, de acordo com um estudo do conselho internacional de transporte limpo (ICCT) , 99% das baterias de chumbo-ácido (aquelas que rodam em carros movidos a combustível fóssil) são recicladas nos EUA. 

Não é o caso das baterias de íon-lítio que possuem uma mistura muito específica de componentes químicos e pouca quantidade de lítio, o que não as torna uma oportunidade de mercado atraente. 

Por exemplo, no mercado da UE, em 2011, apenas 5% do lítio estava sendo coletado e o restante era incinerado ou despejado em aterros sanitários (isso especificamente não torna os carros elétricos mais ecológicos), pois não era justificado pelo preço ou regulamentos para recuperá-lo por processos hidrometalúrgicos.

No entanto, quanto mais baterias existem, já que o mercado de carros elétricos está crescendo, mais interessante fica tentar descobrir como reciclá-las ou recuperar elementos de terras raras. 

Portanto, as chances são de que uma forte indústria de reciclagem dessas baterias continue se desenvolvendo e permitindo que os carros elétricos se tornem mais ecológicos.

Entretanto, outra solução poderá passar por reutilizar estas baterias e dar-lhes uma segunda vida, uma vez que são capazes de suportar a rede elétrica dos edifícios e de armazenar energia de origem eólica ou solar. 

Isso também ajudaria a compensar os impactos ambientais de fazer as baterias em primeiro lugar, uma vez que são amortizadas por um longo período de tempo.

No final, os carros elétricos são realmente ecológicos e sem emissões?

Não, carros elétricos não são veículos de emissão zero. Vimos que embora não emitam CO2 durante a condução, podem fazê-lo em 3 outras etapas: durante a fabricação, produção de energia e no final do seu ciclo de vida. 

No primeiro caso, a necessidade de atividades de mineração para extrair os metais de terras raras que são usados ​​em baterias é muito consumidora de energia e poluente.

Quanto à produção de energia, se o carro estiver sendo alimentado com energia proveniente da queima de combustíveis fósseis, ele ainda estará liberando CO2 na atmosfera, não pelo escapamento, mas por alguma usina distante. 

Quando se trata de reciclagem de baterias, ainda é um processo caro e contínuo e a maioria das baterias ainda não está sendo reciclada.

Apesar disso, estão sendo desenvolvidas soluções para tornar os carros elétricos mais ecológicos, ecológicos e sustentáveis. 

E embora haja espaço para melhorias, também vimos que os carros elétricos, como são hoje, já são, em geral, mais ecologicamente corretos ao longo de seu ciclo de vida do que os carros convencionais movidos a combustíveis fósseis, especialmente se forem movidos a eletricidade limpa . 

Alguns países já estão percebendo isso e por isso estão fomentando o crescimento do mercado de carros elétricos, principalmente dando benefícios fiscais que tornam os carros economicamente mais competitivos. 

De fato, países como a Noruega, a Alemanha ou a Costa Rica estão simultaneamente a aumentar a aposta nas energias renováveis ​​e a fixar prazos para o fim dos carros convencionais nas suas estradas.

Mas afinal, os veículos elétricos são a solução para o nosso problema de sustentabilidade na mobilidade? 

Estamos correndo para evitar o aumento de 2° Celsius na temperatura e evitar que as consequências ruins das mudanças climáticas aconteçam. 

Mas prevenir o mal é o mesmo que planejar o melhor?

Temos REE por algum tempo, mas realmente temos o suficiente para o longo prazo? 

As previsões da ONU são de que 68% da população mundial viverá em áreas urbanas em 2050, portanto questões como tráfego, estacionamento e altas taxas de consumo também precisarão ser gerenciadas.

A verdade é que o transporte público é uma  opção melhor do que usar veículos individuais se quisermos diminuir nossa pegada de carbono , então não deveríamos estar mais preocupados em reinventá-lo? 

Ao mesmo tempo, alguns cientistas  dizem que a economia de partilha de carros, ou mesmo motos ou bicicletas, será a próxima etapa na evolução da mobilidade, estando já em desenvolvimento novos modelos de negócio. 

A manutenção de veículos sustentáveis é mais barata que outros tipos de veículos?

Um novo estudo da Consumer Reports fornece aos consumidores dados que mostram o custo relativamente menor de manutenção de veículos elétricos (EV) e propriedade geral quando comparado a veículos movidos a gás comparáveis. 

 

A Consumer Reports lançou recentemente um estudo analisando os custos de propriedade de EV, incluindo um capítulo sobre seus custos de manutenção ao longo da vida. 

A manutenção de veículos sustentáveis é mais barata que outros tipos de veículos?

O estudo analisa veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) e ajuda a responder a perguntas frequentes sobre manutenção de EV e outros custos.

Principais conclusões:

  • Os EVs têm custos de manutenção de vida útil mais baixos – e custos gerais mais baixos – em comparação com veículos movidos a gás comparáveis.
  • BEVs e PHEVs têm custos de vida útil semelhantes.
  • Espera-se que as economias de custo de propriedade de EV aumentem apenas com novos modelos e reduções de custo de bateria.

O estudo descobriu que quando o custo total de propriedade é considerado – incluindo fatores como preço de compra, custos de abastecimento e despesas de manutenção – os veículos elétricos saem na frente, especialmente em segmentos mais acessíveis”. 

A Consumer Reports afirma que “possuir um veículo elétrico pode economizar para o motorista típico US $6.000 a US $10.000 durante a vida útil do veículo, em comparação com a propriedade de um veículo movido a gasolina comparável”.

O relatório reconheceu que muitas estimativas de custos de manutenção de vida útil para EVs são apenas isso – estimativas baseadas em previsões. 

Por meio de pesquisas enviadas a seus membros, a Consumer Reports se esforçou para fornecer dados concretos e reais para determinar se os VEs realmente têm custos de manutenção mais baixos ao longo de sua vida útil.

Os resultados da pesquisa do Consumer Report revelaram que as estimativas anteriores estavam corretas.

“A análise dos dados de custo de manutenção e reparo do mundo real de milhares de membros do CR mostra que os proprietários de BEV e PHEV estão pagando metade do que os proprietários de ICE [motor de combustão interna] estão pagando para reparar e manter seus veículos.”

Os EVs têm menos peças móveis do que os motores de combustão interna e não exigem trocas de óleo, o que reduz os custos de manutenção durante toda a vida útil de um EV.

Onde encontrar profissionais especializados na manutenção de veículos movidos a energia elétrica?

Já sabemos que a manutenção de veículos movidos a energia Elétrica pode custar até 50% menos que a manutenção de veículos movidos a queima de combustível.

Mas esse fato não pode ser o único levado em conta na hora de decidir sobre investir nesse tipo de mobilidade, pois é preciso levar em consideração a sua manutenção.

E nesse aspecto, saber se em sua cidade têm boas opções de oficinas especializadas neste tipo de manutenção é um ponto importante para sua tomada de decisão.

A manutenção em veículos eletrificados exige conhecimento específico e nem toda oficina mecânica possui equipamentos adequados e mão de obra qualificada, para esse tipo de serviço. 

Por isso o Trocamotor é uma opção onde você pode encontrar esse tipo de oficina e profissionais especializados.

Resumo do Guia    

Os veículos elétricos e outras soluções de transporte sustentável não são mais vistos como alternativas excêntricas às formas de transporte estabelecidas e estão rapidamente se tornando a norma. 

Impulsionados pela preocupação pública com questões de saúde e impactos ambientais, as formas sustentáveis ​​de transporte são agora consideradas uma necessidade e não uma escolha.

O transporte sustentável deve garantir que todos na sociedade possam acessar as soluções de transporte que desejam e precisam de maneira segura e consistente. 

Também deve limitar as emissões e os resíduos, diminuindo seu impacto no meio ambiente sempre que possível, mas operando de maneira neutra ou negativa em carbono.

Esperamos que este guia tenha trazido clareza a respeito desse tema tão importante para o futuro das próximas gerações.

Se você gostou deixe seu comentário, pois ele é muito importante pra nós.

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